Como uma das maiores bandas de todos os tempos, o Nirvana volta e meia ganha uma lista das suas dez melhores músicas, mas nós vamos fazer de um modo diferente, não vamos citar as dez melhores, mas sim as Cinco. E não acaba por ai o diferencial deste post, normalmente um blogueiro só faz todo o post, hoje, eu, Bruno França e o colunista do blog, Ligue Legat, iremos fazer a análise das Cinco melhores canções da banda. Espero que gostem.
Rape Me - In Utero - 1993
Bruno França- Simplesmente a música que exemplifica muito bem o que é Nirvana. Um riff que é a marca da banda logo no começo, muito parecido com o single mais ovacionado da banda, "Smells Like Tenn Spirit". Uma letra marcante, um vocal quase perfeito de Kurt, melodia perfeitamente encaixada com a letra, todas as qualidadas da banda em uma só música, "nada mais".Ligue Legat- In Utero, CD que mostro que o Nirvana não era apenas uma coisa de apenas quatro acordes. Mas Rape me foi algo que não mudou, ficou o padrão. Kurt "usa" uma voz sem muitas mudanças (no começo da música algo mais,calma e nada muito rasgado).É uma música que conseqüentemente não ficaria no Top 1 por ser no terceiro CD , Nevermind ou Bleach seriam adequados para uma melhor classificação.Destacando o final da música, algo que me faz gostar mais do Nirvana.
You Know You're Right- Nirvana - 2002
Bruno França - Depois de muita briga judicial entre Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, e Courtney Love, a música foi lançada em 2002, em uma coletânea da banda. E valeu a espera, o clipe da música foi lançado simultaneamente com o lançamento do disco, e me lembro de muito bem de assistir várias e várias vezes o clipe, não me cansava. Aquele intro baixinho, que vai crescendo e chamando o refrão, e que refrão, Kurt insano no vocal, simplesmente, FODA.Ligue Legat - Encaixa em todos os albuns,não precisaria escolher.O fato de ser lançada depois foi a melhor opção,acontece um grande transformação no estilo "nirvaniense" seria a composição perfeita para um último CD da banda entretanto tais fatos que não precisarei comentar."I will move away from here, You wont be afraid of fear".
Heart-shaped box- In Utero - 1993
Bruno França - Novamente uma música de In Utero, na minha opinião o álbum mais completo da banda, claro que Nevermind é a obra prima, mas algo em In Utero me agrada mais, e Heart-shaped Box junto com a já citada Rape Me são as tops. Pense em uma mistura da intro e base de Rape me e o refrão de You Know You're Right, o resultado fantástico é Heart-shaped Box. Mas nada disso foi coincidência, as três foram gravadas em 1993, só o detalhe de You Know You're Right ter sido lançada nove anos depois. Já ia esquecendo, o clipe é um dos melhores que eu já vi, descreve muito bem sobre a letra.Ligue Legat - Guitarra e vozes insanas. Kurt sempre fazendo o acompanhamento,ou melhor junção, com o som da sua guitarra e da sua voz como em "Smells Like Tenn Spirit" ou podendo citar outras músicas...Ao escrever sobre essa música foi minha melhor opção a fazer uma observação que descobri ao ler suas letras e escutá-las."She eyes me like a pisces when I am weak".Percebeu?...She,she,she e she.Pronome que aparece na maioria das suas letras,para quem seria? O que ele quis dizer com tudo isso?
About Girl- Bleach - 1989
Ligue Legat - Confesso que quando escrevi sobre essa música li primeira a opinião do moderador e posso até repetir suas palavras. Mas destacando o que me fez escolher esta música foi pelo falta de uma versão Acústica e foi uma otimá opção do Nirvana colocar ela como primeira no SetList. Música idela para comentar sobre o jogo de voz que Kurt faz com o iníco que a continuação do verso."I do..." mas melhor destacando "with an ear to lend...think you fit this shoe..but you have a clue" fazendo sua voz gritante e rasgada. Música feita para chegar em casa depois de um horrível dia.Bruno França - Se alguém te falar, "Eu gostei de uma música que escutei do Nirvana, era meio baladinha", as chances de ser About Girl são muito grandes. Com a versão gravada no Acústico da banda, o lado "baladinha" da música ganhou mais força e com isso se tornou é uma das poucas músicas de Bleach que são lembradas. A versão acústica ficou especial de certa forma, mais calma do que a versão original, e com espaço para o vocal arranhadíssimo no momento de Kurt aparecer. É uma das músicas pré-requisito para gostar de Nirvana.
All Apologies - In Utero - 1993
Ligue Legat- Para começar um breve comentário sobre o vídeo clipe do Acústico Nirvana sobre o jeito de tocar de David algo quando vejo é uma coisa inacreditável de...bizarra.Um dos riffs mais complexos de Kurt,algo que não era comum nas músicas anteriores,considerada a letra mais foda de todas.Melodia,composição...TUDO!No Acústico no final da canção, David faz um acompanhamento perfeito de voz com a diminuição do volume da sua bateria até a finalização.Bruno França - In Utero aparecendo novamente, e o seu segundo Single, All Apologies, que veio como um pedido de desculpas de Kurt a sua família, óbvio que o "maluco beleza" nunca admitiu, mas na letra isso fica bem claro. Foi sem dúvida alguma umas das músicas que o Nirvana mais demorou em produzir, desde o processo de compor, produzir e finalizar, foi 3 anos. A surpresa foi o estilo folk que a música ganhou, junto com uma melodia muito bem trabalhada por Kurt com duas guitarras. É um dos hinos da banda.
0 comentários:
Postar um comentário