quinta-feira, 10 de março de 2011

Design Gráfico e sua difícil caminhada para regulamentação

Hoje vou escrever sobre uma das coisas que mais me deixa triste no decorrer da minha "vida profissional", que é o fato de todos aqueles que tem o mínimo de noção sobre qualquer programa de edição de imagens se auto-denomina Designer. Pois bem, a grande maioria dos internautas que frequentam esse botequim tem noção do que é o Design Gráfico e suas competências, que como toda profissão necessita de anos de estudo, conhecimento amplo da área e acima de tudo, uma boa dose de criatividade e talento.


Mas esse é o problema, algumas pessoas simplesmente ignoram isso, e ao tomar conhecimento de programas como Adobe Photoshop ou Corel Draw, fazer alguns rabiscos sem edição final ou algum tratamento, acham que podem se denomidar designers e o que é pior: Invadem um mercado de trabalho que não vai aceitar de forma nenhuma uma pessoa sem nenhuma base de estudo e que se diz "autodidata" na profissão. Na verdade, esse é um dos grandes problemas na regulamentação na profissão de designer no Brasil. Essa é uma área muito grande, que envolve clientes dos mais variados segmentos, e pessoas realizam alguns trabalhos sem o mínimo de preparo e as vezes a preço de banana quando se trata de um freelance, isso só faz desvalorizar a profissão.


Atualmente, o mesmo aconteceu com a Fotografia e Tatuagem. Gastar R$ 1000,00 em uma máquina profissional e sair por ae tirando fotos, faz de muitos, hoje em dia, fotógrafos profissionais. Assim como a mínima noção de desenho, anda dando o título de tatuador para alguns. O que as pessoas esquecem, é que ambas profissões necessitam de estudo, de uma doação importante de parte da sua vida, de talento, entre outras coisas e não é só um simples hobby para os profissionais da área.


O design gráfico é uma das áreas na informática, com maior rentabilidade e só cresce no Brasil, só esperamos que as pessoas tomem mais consciência e pensem em estudar em primeiro lugar, antes de tentar acabar com toda uma história de empenho e trabalho duro. 


Por Thiago Ferreira

1 comentários:

Olá,

Sou dono do blog Comissão do Rock e co-autor da Área Rock'N Roll, que é um blog divulgador de sites e blogs cujo tema é o rock.

Achei interessante essa matéria porque como nós também temos nos dedicado aos nossos projetos nos blogs, carecemos de gente especializada nesse serviço de Denigner Gráfico, mas sempre tivemos dificuldades para encontrar alguém que tivesse conhecimento pleno de designe gráfico em blogs

Gostei do blog de vocês e gostaria de propor uma parceria. Se for do interesse de vocês, podem falar comigo pelo msn para eu apresentar melhor os blogs para vocês e falar um pouco sobre nossos critérios de parceria. pedro_sodre.f@hotmail.com

Endereço dos blogs: http://comissaodorock.blogspot.com/
http://areadorocknroll.blogspot.com/

Abraços