Assim como aconteceu e ainda acontece com vários artistas brasileiros de renome, está acontecendo por exemplo com grandes músicos como Lulu Santos, Tim Maia e Jorge Ben Jor. O que seria? Ah sim, a péssima cultura nacional, o não merecido reconhecimento, a cultura do esquecimento e desconhecimento enquanto quem rege a distribuição de informação e criação de opinião. Mas há vários fatores além destes para que isso esteja acontecendo, alguns inevitáveis pelo tempo da vida, outros tantos devido má informação e formação recebida.
Caro leitor, lhe proponho o seguinte desafio: Encontre 10 jovens abaixo de 15 anos de idade, que ouçam e tenham músicas dos três músicos citados em seus péssimos Ipods ou ao menos ouça-os um dia no mês. Daria uma boa aposta tudo isso. Enfim, tenho certeza que tu levaria um bom tempo para encontrar os tais 10 jovens ouvintes de Lulu Santos, Tim Maia e Jorge Ben, ou mesmo bandas e músicos do mesmo naipe. Agora a questão chave deste post: Porque acontece isso? Vamos por partes como dizia um por ai.
Primeiramente, no geral, as informações de cultura que são dadas nos meios de comunicação nacional como TV, rádio, jornal, e redes sociais (o que há de pior), são desrespeitosas para o receptor e de tremendo mau gosto, levando jovens a receber toda essa lavagem em um período importante no crescimento enquanto pessoa.
No campo da música, o vilão de anos é o tal produtor musical, aquele mesmo que faz a troca de guitarras, por violão ou um terrível vazio nas canções, devido a interesses ou o tão famoso cascalho. E você leitor, acha mesmo que foram os integrantes da banda Restart que criaram essa imagem patética que carregam? Está muito enganado, basta uma rápida pesquisa sobre a história do grupo que verá o outro lado da moeda.
Pode-se apontar várias falhas entre os formadores de opinião. A quantidade de informação nem sempre condiz com a qualidade, o que gera opiniões com argumentações falhas, formando assim um ciclo de más idéias. Podemos dizer que o resultado de tudo isso está sendo presenciando desde o meio da década passada até os dias de hoje, uma juventude cada vez mais com um pensamento diminuto em relação a cultura, arte e música, me arriscando até falar em princípios, a falta dele no caso.
Fugi um pouco do assunto Lulu Santos, Tim e Jorge Ben, mas continuarei esse post nos próximos dias, até porque Lulu é o destaque do mês em maio do What's Rock'n Rolla, há muita coisa para contar a vocês, espero que gostem.
- Bruno França
0 comentários:
Postar um comentário