segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PUT THE GLASSES: Tribalistas


Troquem suas roupas hoje, tirem o paletó, os sapatos pretos e vamos vestir a camiseta do Brasil, ponha um chinelo e caminhe em qualquer rua de pedra, não asfaltada. Os anos 20' não são os piores como todos pensamos ou estamos vivendo, a música brasileira evoluiu muito e me envolvendo em criticas agora, a MPB sempre será algo que lembraremos e que podemos falar para os outros(gringos) do que o nosso pais vive.

Em 2002 saiu um trio, para um dos melhores projetos vistos e ouvidos. Arnaldo Antunes, Carlinho Brown e Marisa Monte, para tornar as vozes mais completas. Tudo começou quando Marisa estava com um sonho de fazer algo com o ex-titãs e tudo sendo produzido por Brown, mas se tornou harmonia e com todo o encanto da "dupla", Carlinhos começou participar "mais". Tribalistas abre com a faixa "Carnavália", algo totalmente das terras do Brasil, falando sobre noites cariocas, mas produzido um pouco mais para cima da Cidade Maravilhosa, Bahia, "Sim, os baianos é que mantém o Brasil vivo musical-mente".

Os Tribalistas fogem do timo da MPB clássica, excluem o dedilhado leve dos violões de nylon e em "Velha Infância" o folk predomina, com a mão de Brown que não para, tornando um ritmo acelerado. A terceira faixa do CD, ganhador do Grammy Latino do ano seguinte do lançamento, "Passem em casa", Arnaldo domina a música e faz uma das melhores faixas, na minha opinião e mesmo assim sendo medalha de bronze, ganha todo o seu charme."Anjo da Guarda", leva o primeiro lugar em questão de harmonia, a levada mais doce e "dançante" do CD, com jogos de vozes delicadas e fazendo nos lembra do antigo grupo, Novos Baianos. Finalizando o CD com "Tribalistas", explica um pouco da ideologia que eles vivem, transformando e tentando, "fazer a cabeça" dos brasileiros.

O tripé que sempre permanece em qualquer palco no nosso Brasil faz a história e mostra o seu significado, com apenas 13 faixas podendo se tornar 15 ou até 16. Além de tudo não foi apenas o Brasil que aumento o volume do rádio, há 9 anos atrás algumas faixas foram ouvidas pelos Europeus, na sua própria língua.

Sintonize e ponha seu fone de ouvido, desligue a sua TV. Saia da solidão e abrace seus amigos.

Luis Guilherme C. Legat - Follow me on Twitter

0 comentários: