domingo, 27 de fevereiro de 2011

Palpites Oscar 2011



Hoje acontece a maior festa do cinema mundial, e como todo site de respeito (será?), o WRR não poderia deixar de dar seus pitacos, mesmo que eles não façam diferença alguma para os velhinhos que compõem a academia e escolhem os filmes vencedores. Mas vamos lá, o que vale mesmo é a diversão, e claro, indicar nossas preferências também.
Obs.: Quando falamos em diversão não incluímos as categorias técnicas. Deixamos isso pro Rubens Ewald Filho e pro José Wilker.


Melhor Filme


Cisne Negro
Bravura Indômita
A Rede Social
ToyStory 3
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
127 Horas
Minhas Mães e Meu Pai
Inverno da Alma


Why?


Não há dúvidas que O Discurso do Rei e A Rede Social são os melhores filmes de 2010. E também não tem como negar que o longa estrelado por Colin Firth é o favorito para arrebatar a estatueta. O filme segue os padrões da academia, de um cinema menos comercial, de grandes atuações e ótimo roteiro. E como o Oscar ousou nosúltimos anos, premiando No Country for a Old Man e The HurtLocker (Guerra ao Terror), filmes mais “inovadores”, a tendência é que o raio não caia novamente no mesmo lugar e que o Discurso do Rei leve o boneco do C-3PO de braços cruzados.




Melhor Direção


Darren Aronofsky – Cisne Negro
David Fincher – A Rede Social
David O. Russell – O Vencedor
Tom Hooper – O Discurso do Rei
Joel Coen e Ethan Coen – Bravura Indômita


Why?


Mais um prêmio que deverá ficar nas mãos de A Rede Social ou O Discurso do Rei. A disputa deve ser a mais acirrada da noite.  Mas como a academia costuma premiar muitos concorrentes pelo conjunto de suas obras, David Fincher é o favorito. O cara já deu sua contribuição ao cinema com filmes como Se7en e Clube da Luta, e é considerado um dos principais diretores da sua época. Já Tom Hooper é uma figura nova e um tanto desconhecida. Ou seja, vai ter de passar mais uns anos até poder levar sua estatueta pra casa.


Aronofsky é o nome que corre por fora na briga. O sortudo que catava/catou a Rachel Weisz, e que já dirigiu o mitológico The Wrestler (O Lutador), fez um filme de balé ser algo sombrio e interessante. Fez valar sua indicação na categoria.




Melhor Ator


Javier Bardem – Biutiful
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Colin Firth – O Discurso do Rei
James Franco – 127 Horas
Jesse Eisenberg – A Rede Social


Why?


Mais fácil que chutar cachorro morto. Se Colin Firth não ganhar, mudo meu nome pra Odete Rocha.




Melhor Atriz


Annette Bening – Minhas Mães e Meu Pai
Natalie Portman – Cisne Negro
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma
Michelle Wiliams – Blue Valentine


Why?


Convenhamos sem Natalie Portman (e DarrenAronofsky) Cisne Negro não seria 50% do que foi. A nova queridinha da América faz disparadamente sua melhor atuação na carreira e dá vida a uma das personagens mais instigantes de Hollywood nos últimos anos. Mesmo com a ótima interpretação de AnetteBenning, em Minhas mães e meus pais, o prêmio deve ficar com ela.




Melhor Ator Coadjuvante


Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
Christian Bale – O Vencedor (Escolha da Academia) (Escolha do WRR) 
Jeremy Renner – Atração Perigosa
John Hawkes – Inverno da Alma
Mark Ruffalo – Minhas Mães e Meu Pai


Why?


Outro prêmio fácil da noite. Bale é simplesmente sensacional ao interpretar um ex-campeão de boxe drogado e bêbado que vive atualmente na sombra de seu irmão (Mark Whalberg). Além disso, ganhou praticamente todos os prêmios que concorreu pelo filme, incluindo das associações de atores e diretores. Praticamente impossível não levar.




Melhor Atriz Coadjuvante


Melissa Leo – O Vencedor
Amy Adams – O Vencedor
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
HaileeSteinfeld – Bravura Indômita
Jacki Weaver – Reino Animal


Why?


Disparada minha atuação favorita do ano. Ela faz o espectador odiá-la do início ao fim, fazendo uma mãe quase tão desiquilibrada quanto a Cristina Mortágua. Se não ganhar, eu mudo de canal e vou assistir Gugu. Se bem que não ficaria triste se Hailee levasse.




Melhor Animação


ToyStory 3 
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico


Why?


Mesmo eu não gostando, e achar que já tivemos muitas animações melhores, como Monstros S.A e os seus antecessores, ToyStory3 é considerado por Hollywood como o melhor desenho de longa metragem já feito no cinema. Não é a toa que concorre à melhor filme.  Sem chances para Como Treinar Seu Dragão, que só por ter a voz de ChristoperMintz-Plasse já merecia o Oscar.




Melhor Documentário


Lixo Extraordinário
Trabalho Interno
ExitThroughtheGift Shop
Gasland
Restrepo


Why?


Não posso opinar muito nessa categoria, pois só vi o Trabalho Interno. Mas as casas de apostas dão favoritismo ao filme. Quem sou eu pra ir contra agiotas e pessoas que quebram seus braços se você não paga uma dívida de jogo?




Melhor Roteiro Original


Cisne Negro
A Origem 
AnotherYear
O Vencedor
O Discurso do Rei


Why?


Acredito que dê O Discurso do Rei, mas seria uma heresia não simpatizar mais com o roteiro de Nolan. O diretor do Batman parece que tomou ácido atrás de ácido, e criou um dos filmes mais cults dos últimos anos. Muitos falam que A Origem é uma copia de Matrix. Howcares? O filme é foda.




Melhor Roteiro Adaptado


127 Horas
Bravura Indômita
A Rede Social
ToyStory 3
Inverno da Alma


Why?


Simplesmente pelo fato de contar a história da rede social mais utilizada no mundo. Mas graças a Deus que existem pessoas boas no mundo que não usam esse negócio, como eu. Isso mesmo, não sou comédia, papito!  Aqui o oldschool é lei e impera. ICQ e barulhinho do macaquinho neles!!!


Por Leonardo Serafim

0 comentários: