quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rafinha Bastos - A Arte do Insulto DVD

Neste ano de 2011, o ator, apresentador e comediante Rafinha Bastos, registrou e lançou em DVD, uma apresentação do seu show de stand-up comedy "A Arte do Insulto", nome que também leva o registro. 

Com o lançamento, Rafinha dá um passo a frente da maioria dos seus companheiros ou concorrentes de stand-up comedy, mas tem uma exceção: seu parceiro de Band - o também comediante Danilo Gentilli - recém lançou seu show em DVD, mas nada de concorrência entre os dois sócios, já que fundaram juntamente com o produtor Italo Gusso, o clube de comédia Comedians, em São Paulo, que acabou virando referência em bom stand-up comedy no Brasil.

Agora falemos do show. Logo ao entrar no palco, Rafinha já começa com piadas envolvendo a platéia e o triste (?) e engraçado fato de ser gaúcho. Aparentemente muito confortável com o seu texto, o comediante começa a destilar suas ideias sem problemas e com uma grande aceitação do público até o momento, é preciso ter calma, um texto de uma hora pode haver altos e baixos, o que seria normal se analisarmos o tempo de apresentação. 

Nos minutos seguintes é comprido a risca um capítulo do manual dos comediantes: faça piada de si mesmo que será engraçado. E assim Rafinha fez introduzindo-se na história juntamente com citações sobre sexualidade e religião, mas sempre mantendo a história em torno de si mesmo. Seguindo com o show, começa uma série de citações sobre o estado de Rondônia, e estando na cidade de São Paulo que possui muitos imigrantes de outros estados, digamos que foi um pouco arriscado, mas no final está todo mundo em gargalhadas, me incluo neste grupo obviamente.

Situações do dia-a-dia fluem naturalmente, e o assunto garçom vem a tona mantendo a atenção do público, juntamente com Rondônia (de novo), que aparentemente passou e Rafinha teria que esquecer. Os problemas de linguagem aparecem e de supetão é engatado o tópico preguiça, e assim vem a primeira baixa da apresentação com um piada sobre pessoas em coma, como diria um site americano: thumbs down.

Como a questão do sono é colocada em pauta logo em seguida, Rafinha consegue chamar o público novamente, mas não estragarei a festa contando essa, porque realmente foi boa. Você caro leitor, que assiste o canal Discovery Channel não irá gostar o que vem em seguida, saiba filtrar as falas do gaúcho. O comediante então faz a primeira explicação de "nota de falecimento" para quem está vendo o DVD, boa sacada.

Já citei um ponto baixo, agora é a vez do ponto alto. Uma sequência de gozações envolvendo a rainha dos baixinhos que todos irão se familiarizar com as situações, agora: thumbs up. A religião volta de uma forma mais abrangente, sem o comediante no contexto. Ligações entre frustrações e comparações lembrando novamente da Discovery Channel até que outra "nota de falecimento" é explicada durante uma situação com filmes, chamando a platéia. Sabe aquelas piadas fáceis, mas que todos acham engraçadas e não falham nunca, independente do local? Pois bem, Rafinha solta uma série destas piadas que poderão parecer fracas talvez, mas para o momento era preciso..

As chacotas sobre pagode viraram a tônica do show a partir de então, em nenhum momento a platéia respondeu negativamente, participação intensa. A apresentação vai se encaminhando para o final, o nível de interesse da platéia não diminui, e Rafinha aproveita soltando um caso atrás do outro, vários assuntos foram abordados em menos de 15 minutos, experiência sexuais, filmes pornôs, evacuação de gases, até problemas de linguagem novamente e chegando ao fim.

Rafinha Bastos desafiou a platéia, desafiou o stand-up, fazendo uma hora de show. Mais arriscado ainda, estava sendo gravado seu DVD, e errar não era algo pensável. O resultado? Se poderia ser melhor, eu não sei, mas foi muito bom. Muitas vezes vi shows de stand-up comedy muito mais curtos do que este e terem uma rejeição muito maior, o que é complicado. 

O comediante cumpriu seu objetivo, fez um belo trabalho, divulgando-o com este DVD, e também levando à todos um stand-up comedy de qualidade, esperamos que não fique somente neste, e que venha o segundo.

BRUNO FRANÇA

0 comentários: