quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lobão - Canções Dentro da Noite Escura (2005)

Bom dia, boa tarde e boa noite. Estou aqui para indicar e destilar minhas idéias sobre mais um disco para vocês. E desta vez o escolhido foi o décimo álbum de carreira solo do grande roqueiro, músico e compositor, Lobão. 

Em várias oportunidades, ouvi Lobão afirmar que começou a produzir música de qualidade somente a partir de 1995, o que discordo totalmente pelo inúmeros sucessos que ele já possuia na época em questão. Mas analisando e fazendo um julgamento minucioso em cima de "Canções Dentro da Noite Escura", Lobon está correto neste caso.

Caro leitor, está sentindo falta atualmente de bons discos de rock? Pode ter certeza que a solução é simples: em uma boa busca irá acha-los, e foi o que aconteceu no meu caso. Em uma passagem rápida por um desses sebos da vida - sim, eu compro CD ainda - estou lá a procura de algo valioso, e na mais funda prateleira vem aos meus dedos uma box pra lá de empoeirada, a primeira vista nem consegui distinguir qual disco tratava-se, assopro a sujeira e me deparo com a escrita "Lobão" no canto superior direito da capa, era "Canções Dentro da Noite Escura", que felicidade me acendeu naquele momento.

Chego em minha residência e faço questão de fazer a audição do disco de cabo a rabo, calado, sentado, no talo de computador desligado. Não teria jeito melhor para ouvi-lo e de fazer da compra dele, muito bem sucedida, belo disco de roquenrou!

Na contra-capa me deparo com a seguinte dizer: Esse disco é dedicado a Julio Barroso, Cazuza, Cássia Eller e Jim Capaldi. Bom, pode-se pensar que é nada mais normal Lobão homenagear os três gênios da música nacional que eram seus grandes amigos, e um  famoso baixista que morrera naquele mesmo ano. Mas não é só isso, e sim o fato que algumas músicas do disco são de autoria de Julio Barroso e Cazuza, e a quarta faixa "Boa Noite Cinderela", foi escrita a partir da morte de Cássia Eller.

Agora é só fazer raciocínios lógicos e básicos. Com esse ingrediente de grandes compositores somado a uma grande dor e talento já conhecido de Lobão para "letrar" e fazer um bom roquenrou, o resultado não poderia ser outro, material de alto nível. De rock melódico, poético, a sons pesadérrimos, dignos de se ouvir em alto e bom som. Destaque para a balada "Você e a Noite Escura", também para o belo blues composto a partir da morte de Cássia Eller "Boa Noite Cinderela", e o hard rock "O Homem-bomba (basta! é o caralho!)".

Fica essa grande dica para vocês. Para quem quer ser um bom conhecedor do rock nacional, é quase obrigação a audição deste disco.

- Bruno França

2 comentários:

Acabei de ouvir esse album na integra. Estou impressionada. É uma obra-prima. É de cortar a alma! Maravilhoso. Vida longa a Lobão!

Encontrei esse disco num mercado e pulgas de Belém e comprei pela bagatela de 10 reais...é incrível
"A devastação da vida, uma declaração de amor"