quinta-feira, 24 de março de 2011

A imortalidade dos Simpsons

Hoje a noite, sem o que fazer em meio a todo tédio, ligo a tv e sintonizo na FOX, para minha agradável surpresa, o que estava passando era simplesmente o desenho que mais curto desde os tempos de garoto: Os Simpsons (The Simpons). O desenho, criado por Matt Groening em 1989, é uma sitcom que faz uma paródia do que seria uma típica família americana durante aquela época, e que vem se moldado até hoje, nos tempos modernos.


Bem, de 1989 até o presente momento, Os Simpsons tem 22 temporadas e durante todo esse tempo, muita coisa aconteceu. O desenho é repleto de críticas de comportamento em relação ao modo americano de se viver, e como todo programa que realiza suas críticas, polêmica nunca faltou para a família de Homer Simpson, localizada em Springfield. Episódios marcantes, como dos "Simpsons visitam o Brasil" e "Homer maconheiro", são bons exemplos disso.


Com o passar do tempo e adaptação de algumas normas, Os Simpsons tem se tornado cada vez mais "politicamente corretos" e com uma pegada muito mais leve do que a 10, 15 anos atrás. Vamos dizer, que hoje está começando a se tornar um desenho para crianças e deixou um pouco o lado das críticas e deboches politicos e comportamentais para desenhos da mesma empresa (FOX), como Family Guy e American Dad. Ainda assim, "Os Simpsons" é um desenho que venceu barreiras e até hoje é um grande entretenimento, de muito alto nível e com aquele toque, mesmo que leve, mas ainda com sua pimentinha.

Por Thiago Ferreira

0 comentários: