segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PUT THE GLASSES : Adoniran Barbosa

Afrouxe sua gravata, abra os botões de sua camisa, roube o velho chapéu do seu avô. Corra par ao bar mais perto e chame os amigos bons de copo e deixe eles que conversem, apenas se preocupe em manter sua cerveja sempre gelada e se sinta um malandro! Abaixe sua cabeça e preste atenção as mariposas para que sempre fiquem perto pois agora tornou-se uma "lâmpida". Afinal, a gente está aqui pra quê?

São Paulo, 6 de Agosto de 1910 nasce o andarilho do Bexiga, "Expert" em bares ou o homem da voz rouca, João Rubinato, ou para as intimas -  Adoniran Barbosa. Considerado o maior maratonista de mini-bicicletas ou o maquinista bêbado que apenas "tocava para frente" uma simples caixinhas de fósforo. Mas sim, o criador do hino da grande São Paulo, "Saudosa Maloca" ou "Trem das Onze" e com mais obras se tornando um Demônio, da cidade nublada. Indicarei aqui as melhores e mais marcantes músicas do senhor Peteleco, cachorro que Adoniran cuidava onde era autor de todos os seus sucessos.

A primeira, "Joga a chave" começa com um "rapidinha" de cavaco, em homenagem a sua mulher Matilde, tornando-se resultado de uma de suas bebedeiras. Mas suas músicas de mulherengo não para por ai, três anos depois criará "As mariposas" onde descreve a reação que acontecia com as mulheres tem há ele. Em 64, a chaminé apita e o trem dispara de Jaçanã como se estivesse atrasado mas conseguindo chegar a todos os rádios tornando a música mais conhecida, e no mesmo ano ele grava com os "Demônios da Garoa". E por final, "Mulher, patrão e cachaça" que como o título, imaginamos que com exceção do patrão, sonhava com este paraíso. Se continuar com as histórias mais marcantes de Rubinato, eu passaria 72 anos aqui, mas agora tenho que ir pois a minha cerveja não vive sozinha e precisa ser tomada, e não se preocupe em manchar a mesa de madeira de sua mãe com os círculos de amizade que você faz a noite. Os redondos do suor de uma algumas garrafas marrom tomadas que se esforçam em se manter frias, lutando para não se "envolver" com você.

Luis Guilherme C. Legat - Follow me on Twitter

0 comentários: